sábado, 18 de agosto de 2018

Pauta da 1ª Reunião


PAUTA DA REUNIÃO

Objetivo:
a) Gerais: debatermos ações para preservar a memória do nosso Município, e tratarmos a respeito da criação do IHGE.

b) Específicos: criação de um grupo de pessoas que se dispõe a criar o Instituto; ideias e sugestões iniciais.

IHGE – Uma casa de memória:
1. Denominação: Casa de Irineu Jóffily (justificativa).
Considerado o pai da historiografia moderna, Irinêo Ceciliano Pereira da Costa – Irineu Jóffily – nasceu em 15/12/1843 e faleceu em 08/02/1902. Jornalista, redator, advogado, político, geógrafo, juiz e promotor de justiça. Fundou os jornais “Acadêmico Paraibano” (Recife/PE) e “Gazeta do Sertão” (Campina Grande/PB), e publicou as seguintes obras: “Notas sobre a Parahyba” (1892) e “Sinopses das Sesmarias da Capitania da Parahyba” (1893). O nosso Estado deve o seu contorno geográfico atual graças aos trabalhos deste incansável pesquisador.
Não se sabe ao certo o seu local de nascimento. Porém, é inegável que este paraibano mantinha profundas relações com o nosso município.
A sua família costumava passar “os invernos em um pequeno sítio à sombra de imensa rocha, que guarda um pouco de umidade para os terrenos do nascente. O local era conhecido por Banabuié” (JÓFFILY: 1977). Com efeito, dizem ter “Nascido na casa das lascas, Banabuyê, fazenda Lajedo, lugarejo de Pocinhos, hoje município de Esperança” (PBLetras: 2002).
Por toda uma vida dedicada à história, sua luta e resistência pela preservação da memória da Parahyba acredito ser Irineu Jóffily o melhor nome que denominaria este instituto, não apenas fazendo-lhe a justa homenagem, como reparando um descaso de um século e meio.

2. Finalidades: fomentar a pesquisa e preservação histórico-geográfica e cultural, com a participação da sociedade e das pessoas ligadas às áreas afins.

3. Cadeiras propostas: Severino “Nino” Pereira, José “Zeca” Torres, João Benedito, Francisco “Titico” Celestino, Silvino Olavo, Elísio Sobreira, Arlindo Carolino Delgado, Jacinto Barbosa...

4. Acervo: Livros, papéis, documentos, fotografias relacionadas ao nosso Município. Nesse contexto uma biblioteca e um pequeno museu estão na linha de nossas intenções.

5. Enumerar as pessoas que estão dispostas a levar este projeto a frente.

6. Redigir uma carta de intenções aos poderes constituídos para que colabore com as nossas ações, em especial a fundação do Instituto.


Banabuyé, 07 de novembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!